Título: Água para elefantes - A Vida É o Maior Espetáculo da Terra
Autora: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Sextante
Ano: 2007
Preço: 24,90
Compre já!

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Este é um livro que eu não tinha a menor vontade de ler, nem mesmo queria assistir ao filme. Mas isso foi no passado. Principalmente por causa do Robert Pattinson, ao qual eu tinha um pouco de preconceito. Quando falaram sobre o filme, eu logo achei que se tratasse de mais uma modinha. Mas estava enganada, e como estava! Que livro maravilhoso! Eu estou até agora sem palavras.
Apesar do Robert na capa, e no filme, eu não considero um bom livro para menores de idade por conter algumas cenas inapropriadas. ;)

Jacob tem 93 anos. Em meio as dificuldade que enfrenta por causa da idade, e por se sentir inútil morando em uma casa de repouso para idosos, após a chegada de um circo à cidade, ele começa a ter alguns flashbacks sobre seu passado, quando ainda era um jovem de 23 anos. Naquela época, Jacob cursava Veterinária em uma faculdade renomada, e faltava pouco para receber seu diploma quando seus pais morrem em um terrível acidente de carro. Sem ter onde morar, e com a herança pertencida a ele por direito tomada pelo banco, Jacob não encontra mais sentido em continuar os estudos, e durante as provas finais que lhe daria um diploma, ele decide fugir sem rumo pelas ruas. Desolado e sem saber mais onde se encontra, ele acaba entrando em um trem em movimento. Ele só não esperava que ao entrar nesse trem, iria conhecer um novo mundo, o mundo circense dos "Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra". No começo tudo é tentador e mágico, Jacob consegue um emprego de veterinário, recebendo prestígio por ter estudado em uma faculdade conhecida, e vai conquistando a confiança das pessoas ao seu redor; mas com o tempo as verdades vão se revelando, e ele vai se dando conta que a vida do circo é mais difícil do que parece. Principalmente quando Jacob se apaixona pela doce Marlena - a estrela do número de cavalos -, e atrai a ira do marido dela, seu chefe.
Um dos personagens que eu mais gostei foi o anão Walter e sua cadelinha, que muito contrariado é obrigado a dividir o mesmo vagão com Jacob. No começo Walter não dá o braço a torcer, não gostando nem um pouco de ter que dividir seu quarto com outra pessoa, mas nada como o tempo para mudar a opinião de alguém sobre outra pessoa, e os dois acabam se tornando grandes amigos. Também gostei muito do Camel, um beberrão que foi o primeiro a ajudar o Jacob quando ele pulou no trem e resolveu entrar para essa vida. Esses três vão dar muito que falar durante a história, e nos render muitas risadas e lágrimas.
Também gostei muito da Marlena. E o amor entre ela e o Jacob é lindo.

Amei, amei, amei, amei! Nossa! Eu não consegui falar nada do que eu realmente senti nessa resenha, e acho que nunca conseguiria pôr em palavras o quanto essa história é e será inesquecível pra mim. Eu chorei, ri, chorei de novo, em várias cenas do livro, principalmente nas partes do Jacob já velhinho - os capítulos são intercalados, geralmente dois do passado, e um do presente -. Dá uma pena, tadinho. É difícil pra gente aceitar que o tempo em que éramos jovens e fortes já passou e não volta mais, e ficamos dependente de terceiros para viver. A autora soube expressar isso de uma forma intensa e realísta, aliás, o livro inteiro é assim, bem rico em detalhes. As partes do Jacob jovem, por exemplo, quando ele contava sobre as apresentações no circo; nossa! eu me sentia literalmente em um circo. É tudo tão bem explicado, até os movimentos dos animais, o jeitinho de cada um deles, ela conseguiu passar de uma forma que é como se estivéssemos olhando pra um ao vivo e a cores. E isso a Sara - autora - explica no final do livro, na nota da autora, que passou um tempo observando os animais em um zoológico. Além de também ter feito uma vasta pesquisa sobre a vida circense anos atrás. Pra vocês verem como o trabalho dela foi sério. Ela realmente se empenhou pra escrever esse livro. Não é a toa que ele é tão maravilhoso e vai virar filme.
Falando em filme, fui assitir ao trailer assim que terminei de ler, e fiquei toda arrepiada com as cenas das apresentações do circo. Estão exatamente como descritas no livro. Porém, dá pra perceber pelo trailer que algumas partes do filme não existem no livro, ou que foram alteradas. :/ Uma pena. Se eu fosse o diretor do filme, eu iria fazê-lo do mesmo jeito que se encontra no livro, sem tirar nem pôr. 

O livro mostrou que é muito mais do que uma capinha bonita com os atores Robert Pattinson e Reese Witherspoon, vai muito além disso. Eu ameeeeeeeeei, muito, muito, muito mesmo. Por mais que eu fale aqui na resenha o quanto eu gostei, com certeza não conseguirei me expressar o suficiente. Só você lendo pra entender o que eu estou falando. Se você gosta de um trabalho bem feito, uma história emocionante sobre amor, mas não só entre um homem e uma mulher, mas também de amizade, com certeza este também se tornará o livro número 1 da sua lista de preferidos!

Nota:

15 Comentários

  1. to louca pra ler o livro e ver esse filme, não só pelo Rob, mas porque gostei do que falaram sobre a história. Pelo que você disse na resenha o livro é mesmo muito bom.

    kisses :*

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro é maravilhoso, agora vamos ver se o filme faz jus ao livro espero que sim

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ler esse livro, mas não tive oportunidade de comprá-lo ainda.. ;x
    a história é super linda :D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dyana! Eu vou ver se consigo sortear ele, vou falar com o responsável pela sextante, quem sabe ele não permite? ;)
    Mari, realmente que livro! Também estou ansiosa e ao mesmo tempo com medo do filme. rsrs Como minha amiga disse, acho que eles focaram mt no romance do Jacob, o que não é inteiramente o foco no livro. Mas mesmo assim acho que deve ser ótimo. ^^
    Lilica, tb quero ver o filme, e não só pelo Robert rsrs Se bem que eu devo confessar que ele tb ajuda, né? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Para de ficar falando mal do Robert Karina!!! KKKK
    O homem atua bem! Tipo não em crepúsculo né hehe Mas o filme que eu vi "Remember me" ele arrasou!
    Então, espero que o mesmo aconteça nesse mega filme *_*
    Adorei sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Eu não conhecia o seu site, mas o nome me atraiu. Adorei!
    Estou seguindo, claro!

    Eu sou louca para ler esse livro!
    Pretendo fazer a leitura antes de assitir ao filme.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros
    http://fatoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu disse!! Eu disse!! Esse livro já entrou na minha lista de favoritos há tempos e não tenho nada a me arrepender por tê-lo lido!! Simplesmente perfeito!!! *---*
    Mas como o meu ainda é com a capa antiga - contendo fotos em preto e branco do circo Benzini - estou doida pra conseguir também o com a capa nova. Esse pôster do filme é lindoooo e o Robert na capa, uiuiui! rsrsrs

    Bjuss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ver o filme ou ler o livro porque parece simplesmente demais, lindo! perfeito! Amor, amor, amor!

    ResponderExcluir
  9. parece ser booom
    vou ver ele na estreia, pelo menos é o que eu espero hihihih

    ResponderExcluir
  10. Quer muito ler esse livro e assistir ao filme.
    Parece ser ótimo que meche muito com as nossas emoções.
    Pelo menos com a suas mecheu, não é? rsrs

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, já tinha visto o trailler do filme, mas com essa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Doida para ler este livro maravilhoso!
    Só leio elogios...também quero ler o livro!

    ResponderExcluir
  13. sou doida por esse livro, mais sempre quando vou comprar acabo comprando outro no lugar, hehehehe...
    espero ganhar ele agora :)

    Adorei sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Quero ler Águas para Elefante, só leio elogios sobre este livro.
    Querendo muito ganhar!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  15. Na verdade, eu só 'descobri' o livro depois do filme (que ainda não assisti =X) mas quero ler o livro primeiro, é sempre melhor! E parece ótimo! :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...