Título: Um dia
Autor: Dadiv Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2011
Preço: 39,90

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia - 15 de julho.

Ooohhh *___* É profundamente emocionada que venho falar de Um dia. Esse livro foi um caso de amor e ódio. No caso o ódio veio primeiro. Eu pensei várias vezes em abandoná-lo e colocá-lo no final da fila de livros que eu devo ler, mas como eu não gosto muito de desistir de nada assim tão fácil, afinal, eu ainda estava no começo, continuei lendo, e lendo, até chegar na página 120 - que foi um custo, levou dias - e a história começar a fluir. Eu ficava pensando "não é possível! será que só eu que estou detestando esse livro? Como ele pode receber tantas indicações - no interior do livro há várias indicações de vários jornais, revistas, blogs, etc. -, tantas estrelinhas no skoob, e ser tão ruim?". E estava sendo uma enorme decepção porque eu mesma estava louca para ler esse livro após ver o trailer do filme, e fiz a maior propaganda antes de seu lançamento; tudo isso pra que, pra dar de cara com a porta? Ah, não, deve ter alguma coisa errada, pensei, eu não devo estar no clima. Dexter, o personagem principal, foi o grande motivo da minha aversão. Duas palavrinhas pra definí-lo: inconsequente e drogado. Ele passa grande parte do livro desse jeito. A vida dele se resume em curtição, sexo, bebidas e drogas. E é um tanto irritante ler sobre isso o tempo todo, um cara totalmente irresponsável. Mas eu garanto que tudo isso muda no decorrer da história, não digo sobre ele ser desse jeito, mas sua aversão pelo personagem. Não que você comece a cair de amores por ele, mas você de alguma forma passa a entendê-lo um pouquinho. E acredite, esse comportamento dele é algo que fará todo sentido no final.
Dexter e Emma se conheceram no ano de 1988, e desde esse dia, ou melhor, até antes disso, Emma sempre foi apaixonada por Dex, só que ele sempre foi aquele cara canalha que não quer nada sério, só aproveitar a vida intensamente. No decorrer do livro nós acompanhamos a vida desses dois personagens, a narrativa de cada capítulo sempre começa no dia 15 de julho de cada ano (o mesmo dia em que finalmente Dexter passa a enxergar a Emma e os dois viram amigos), fazendo um breve resumo de como foi a vida de ambos até ali, como anda a vida profissional e sentimental deles, como eles se encontram, as vezes amigos, outras brigados, encontros cheios de altos e baixos. São esses encontros e desencontros que acompanhamos no decorrer do livro, e não tem como não nos emocionarmos e torcermos pela Emma que mesmo depois de anos ainda nutre uma certa paixão, ou posso dizer amor?, pelo seu amigo (as vezes ex-amigo) Dexter. E como eu já disse no começo da resenha, Dexter passa o livro inteiro só fazendo M. O cara enche a cara, se droga, não dá valor pra nada, nem mesmo pra pobre Emma, mas isso muda quando ele percebe que está perdendo a única pessoa que sempre esteve ao seu lado, que mesmo com suas burradas nunca deixou de ouví-lo e ser sua amiga.
Eu só posso adiantar que o final é uma grande surpresa. E eu não esperava gostar tanto desse livro quanto gostei ao finalmente terminá-lo. É daqueles livros que te marcam, com certeza. É um livro com uma narrativa simples, repleto de diálogos, mas intenso. E agora, mais do que nunca, preciso assistir a esse filme. Eu não paro de assistir ao trailer, e a vontade que tenho é de reler o livro, essa incrível história. Com certeza você também irá se apaixonar pelo livro. Recomendadíssimo.

Nota:

Pôster do filme *___*

E olha que legal, como eu já disse antes, a atriz que irá interpretar a Emma será a Anne Hathway, ao lado de Jim Sturgess que interpretará o Dexter.

Outro trailer muito legal com mais cenas:

12 Comentários

  1. Guria, cheguei a me arrepiar com a resenha. Louca para ler!!!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karina!
    Adorei a sua resenha!
    Eu vi ótimos comentários a respeito deste livro na blogosfera que só aguçou mais a minha curiosidade a respeito de Um dia, de David Nicholls.
    Adorei a sinceridade no seu ponto de vista. Tem que expor mesmo o que você achou do livro, também concordo que neste caso não dá para ir com muita sede ao pote na leitura. Eu acabo fazendo isso muitas vezes e sei que é errado hauhauahuah
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. menina vc sabe que HOJE fiquei em duvida entre ele e ÁGUA PARA ELEFANTE...e acabei comprando essse ultimo..mas fiquei com UM DIA na cabeça...sei bem como é....eu estava lendo DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR...vc leu? nouuuuuuuuuuuuuuusssaaaa....eu ganhei os dois...ele e a continuaçao...esou q nem vc...n desisto facil..mas desse eu desisti.... enrolei enrolei.... ai peguei UM GRITO DE AMOR DO CENTRO DO MUNDO..confesso q achei q fosse mais profundo. agora comprei esse e estou lendo outro maravilhoso que é AMAR OU DEPENDER? é mais auto-ajuda mas perfeitooo e até ja postei no blog. é perfeitooooo!!!!
    adoro falar de livros e adorei a resenha. quem sabe depois do AGUA me animo com ele...tenho outros aqui na fila tb...mas gstei de saber
    vou seguir....bjokaaaa

    ResponderExcluir
  4. Aiiii que maximo ! Amei a resenha , quero muito mesmo ler esse livro , faz uma promo com ele por favorrrrr !!! Rs Bjus .

    ResponderExcluir
  5. Ka,
    tô MUUUUUUUITO curiosa pra ler esse livro!
    Resenha perfeita!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Quero demais ler esse livro. Só leio resenha positivas sobre ele ;)
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu to no desespero pra ler esse livro, só to esperando fica mais barato pra compra ;)

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar tanto nesse livro, mas ainda não tinha parado pra ler a sinopse. Nossa, amei! tipo, eu quero esse livro! adorei a história, pois adoro romances. parece ser super interessante. e ainda tem filme? com a Anne Hathaway? já gostei e o trailer é lindo. parabéns pela resenha!
    beijos,
    @misslarkin_

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ter um site para o mundo ver os seus trabalhos, pessoal ou empresarial? Pensamentos, reflexões, cartão de visitas... Faça um site para aumentar a sua audiência e deixar a concorrência para trás. Entre em contato com a IDStudio - Criação de sites. E faça a diferença!

    ResponderExcluir
  10. Eu li o livro achei maravilhoso, realmente no começo vc começa a ter uma relação de ódio com o Dexter, as vezes ele é um verdadeiro idiota, mas vc fica solidária a Emma,por que ter um amigo assim é osso.
    Mas fica pra galera leia e se encante vcs vão amar !!!

    ResponderExcluir
  11. Renata Caroline Xavier de Noronha28 de junho de 2011 às 19:32

    acheei bastante interessante a resenha. ja tinha visto o livro, mas ele nao tinha me despertado tanto interesse. assim q der vou dar uma chance para ele :D

    ResponderExcluir
  12. Nossa preciso desse livro!!!
    http://pitadabeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...