A resenha de hoje é do livro Julieta Imortal da autora Stacey Jay, lançamento da Editora Novo Conceito.
É muito difícil falar sobre este livro sem deixar escapar algum spoiler. Eu não sei se é interessante a pessoa começar a ler o livro sem saber do que se trata ou não. Eu, por exemplo, comecei a lê-lo sem saber de exatamente nada. Nem do que se tratava a história. Só sabia mesmo quem era a personagem principal por causa do título do livro, no caso a Julieta, da eterna história de Shakeaspeare: Romeu e Julieta. Mas nem mesmo o título me revelara nada do que estava me aguardando. A única coisa que me veio à cabeça foi... Julieta não morreu. Ho ho. Mas eu não sabia se ela era especificamente uma vampira - como em Jane Austen a vampira, ou algum outro ser imortal.
Mas fica por sua conta e risco em ler a minha sinopse resumida, pois apesar de não querer revelar muita coisa, isso não será possível. :/
Aliás, a sinopse do livro já revela grandes coisas.

Como o próprio título dá a entender, Julieta não morreu. Bom, na verdade ela e Romeu morreram sim, mas não do jeito que conta a história. E após suas mortes eles não tiveram o descanso esperado, e suas almas ficaram vagando pela terra, no caso de Julieta em prol das almas gêmeas como uma embaixadora da Luz, já Romeu, este não se torna uma alma boazinha, é um mercenário, e quando ele se apossa do corpo de alguma vítima é para trazer dor, fazer de tudo para que sua amada Julieta não consiga ter sucesso em sua tarefa, e convencer aos amantes a trocar a vida de sua alma gêmea pela vida eterna, assim como ele foi persuadido no passado.
E em Julieta Imortal, nós acompanhamos Julieta em uma de suas missões, assumindo o corpo de Ariel, uma menina que sofre na escola por causa de sua aparência. Em uma de suas tentativas de auxiliar Ariel, ela acaba tomando posse do corpo da garota, e para sua infelicidade, Romeu também, mas de alguém bem próximo dela. Só que não é apenas isso que acontece em todo o livro, claro. Julieta, assumindo o corpo de Ariel, numa de suas fugas de Romeu, conhece Ben, um adorável garoto que fará seu coração bater mais rápido. Não o de Ariel, mas de Julieta mesmo. Só que ela sabe que essa atração não pode dar em nada já que aquele não é seu corpo e qualquer hora ela o deixaria, tornando impossível ter alguma relação com ele. Mas como pensar racionalmente quando se está perdidamente apaixonada? E o pior, no dia seguinte ao conhecer Ben, ela descobre que ele é parte de sua tarefa na terra, de juntá-lo à sua alma gêmea, que não é ela própria. Bem complicado, né? Pobre, Julieta. Mas Romeu, assumindo o corpo de um dos colegas de escola de Ariel, diz a Julieta que sabe de um jeito que possa fazer com que eles retornem a suas formas reais. Mas como acreditar em alguém que a traiu no passado, fazendo-a entrar naquela vida incerta?  
Acho que este cântico italiano medieval, que vem logo nas primeiras páginas do livro, antes do primeiro capítulo, resume tudo sobre a história do livro - está claro que a autora se inspirou nele para escrevê-lo -:
Ela lutará pela luz, e ele pela escuridão. 
Lutando por séculos pela doce centelha do amor, 
Sempre que duas almas se amarem de verdade, 
você os encontrarão, a corajosa Julieta, 
e Romeu, o desertor.

O livro já começa naquele pique de tirar o fôlego. Apesar do inicio do livro ser meio confuso por você não entender o que está acontecendo, é realmente empolgante. O livro como um todo é muito bom, só achei que faltou um pouquinho mais de ambientes e de situações. Ele te prende pelo fato de você não entender nada do que está acontecendo, e pelas coisas irem se revelando até o final. Portanto, apesar de não acontecer muita coisa, ele consegue te instigar e te fazer querer ler cada vez mais pra saber dessa história que no começo é bem confusa, mas que até o final vai se esclarecendo. Eu só achei que a autora devia falar mais um pouco sobre essa coisa da imortalidade, embaixadores da luz e mercenários, que não ficou tão explícito, achei até que teria um segundo livro, mas tudo bem, deu pra sanar as dúvidas mais importantes. 
Não foi um dos melhores livros que eu já li neste ano, a história não foi aquilo que eu esperava encontrar, mas até que foi agradável, li até o fim sem sentir vontade de abandonar a leitura; apesar que confesso que eu esperava gostar mais por causa de tanta expectativa por parte da editora. E o final foi realmente surpreendente, impactante, de tirar o fôlego. Acho que foi uma das partes que eu mais gostei. Só o que deixou a desejar foi o fim que levou Julieta que eu esperava alguma coisa diferente. Sei lá, foi estranho, não gostei. :/
Eu recomendo o livro, mas aconselho àqueles que o lerão a não criarem muita expectativa. 

Nota:

Título: Julieta Imortal
Autora: Stacey Jay
Páginas: 240
Ano: 2011
Editora: Novo Conceito
Preço: 29,90


Série Julieta Imortal
  • Julieta Imortal
  • Romeo Redeemed (Romeu Redimido)


6 Comentários

  1. Oi!
    Como já disse em algumas outras resenhas sobre esse livro, não sei o que achar sobre ele. Muitas pessoas gostam, outras não... aliás, pelo o que eu estou vendo ultimamente, muia gnt não tá gostando. UHASUHASUA...
    A capa é linda, o tema é bem interessante, mas não tenho grandes expectativas em relação a leitura.
    Se um dia tiver a oportunidade, vou ler, mas o livro vai ter que entrar na fila e esperar um pouquinho. uahsuahs...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já estou criando expectativas, não tem como não fazer isso. rs
    Espero que eu goste desse livro. Ai, ai. Não vejo a hora de ler logo.

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meninas! Não tem como não criar expectativas quanto a este livro, mas é aquele negócio, cada um tem um gosto, certo? Vi algumas pessoas fazerem bastante elogios ao livro. E não é que eu não tenha gostado, mas não atingiu minhas expectativas. :/
    E, Suzana, do jeito que você é sortuda qualquer dia está ganhando um exemplar pela blogosfera rsrs
    Beijosss, Suzana e Amanda! :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Ka, eu criei expectativas, parece super legal. Tu viu aquele filme da Branca de Neve que vai sair? To louca para ver!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este livro está dano o que falar, tanto contra como a favor. pretendo ler e tirar as dúvidas. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o meu problema foi relamente as expectativas lá em cima. Eu caí com tudo aushauhsuahs. É o livro não é nada que imaginei infelizmente :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...