A resenha de hoje é sobre o livro A casa dos macacos, lançamento recente da Editora Record, escrito por Sara Gruen, a mesma autora do sucesso Água para Elefantes.
O livro é narrado em 3º pessoa, e foca na visão de dois personagens: John e Isabel. Na verdade no decorrer do livro ela vai se focar também em alguns outros personagens.

Isabel Duncan é uma pesquisadora do laboratório de Línguas dos Grandes Simios. Ela é apaixonada por sua profissão, e considera os Bonobos: Mbongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola, sua família, como se fossem seus filhos.
Ela e John se conhecem em uma visita dele ao laboratório para escrever uma matéria. John fica fascinado com os Bonobos, e se me permite dizer, a autora escreve de um jeito que não há como você não querer visitar um laboratório desses também. Me desculpa a ignorância, mas eu não sabia que existiam macacos capazes de se comunicar com humanos através de sinais, como os Bonobos. Foi surpreendente, e me lembrou até um pouquinho o filme Planeta dos macacos: a origem. Pra mim isso só existia em filme. rs Mas, voltando a falar do livro, um dia após a visita de John, o laboratório sofre um atentado terrível, fazendo Isabel ficar gravemente ferida. Tudo indica que o atentado foi causado por um grupo de manifestantes que queriam a libertação dos macacos. Dias depois os Bonobos são vendidos, mas não se sabe para quem, para o desespero de Isabel. Mas ela e todo mundo não demoram muito para descobrir onde eles estão quando um programa, estilo Big Brother, estreia na TV, e a atração são justamente os macacos, explorados de forma repugnante.
Enquanto isso John está desempregado. Ele fez uma excelente matéria sobre sua visita ao laboratório, mas quem levou a melhor foi a sua "arqui inimiga", companheira de trabalho e aproveitadora Cat - ela é daquelas mulheres sem escrúpulos que fazem de tudo pelo sucesso -. E a matéria foi publicada como se ela tivesse escrito, quando na verdade nem teve contato com os macacos. Irritado, John se demite, pra desespero de sua esposa já que ambos estavam desempregados.
No entanto, Amanda, esposa de John, recebe uma proposta para trabalhar num roteiro de uma série de TV em Los Angeles. Mesmo reluntantemente John aceita acompanhar a esposa, e acaba empregado numa revista de fofoca. Mesmo não sendo o que ele queria de início, ele fica maravilhado quando descobre que a sua missão é justamente falar sobre os Bonobos e acompanhar de perto tudo sobre a A casa dos macacos.
Com a ajuda de John, Isabel irá fazer de tudo para detonar o reality Show, e recuperar seus amigos da exploração humana. 

Como eu já disse lá em cima, o livro foi surpreendente, emocionante e intenso. Eu confesso que quando aceitei o livro pra resenhar foi só por causa da autora. Eu já li seu outro trabalho e me apaixonei. E esperava me apaixonar  por esse também. Só que eu fiquei com o pezinho atrás, pois nunca fui muito fã daqueles filmes de macacos em que o defensor ia até o fim para salvá-los e libertá-los na floresta, bla bla bla, típico sessão da tarde. Mas Sara Gruen conseguiu de verdade me envolver nesse mundo, assim como fez em seu outro livro me introduzindo ao mundo do circo, e tudo de uma forma bem interessante. Eu me apaixonei pelo Bonzi e seu jeito todo carinhoso "Bonzi é amor abraça abraça". *_____*
A autora nas páginas finais explica que para escrever este livro ela teve que pesquisar muito sobre o assunto e até entrar em contato com os Bonobos. A experiência que o John teve no começo do livro, do encontro dele com os Bonobos depois deles permitirem, realmente aconteceu, pois foi inspirado nessa visita dela ao laboratório. Ficou perfeito.
O que diferencia o primeiro livro que eu li da autora desse, é que em Água para Elefantes a história se foca em um romance, e neste ela fala mais sobre amizade. Não que não tenha romance, pois tem. Mas não é o grande ponto central da história, e sim sobre o vínculo de Isabel com os macacos. Este também é um livro mais complexo que o outro, porém tão emocionante quanto. Prepare os lenços quando for começar a ler, pois a história é realmente linda.
Pelo que andei lendo A casa dos Macacos também não vai demorar muito para virar filme.

Nota:
 Título: A casa dos macacos
Autora: Sara Gruen
Páginas: 400
Ano: 2011
Editora: Record
Preço: 32,90

Outras capas:



Aqui tem uma foto e vídeo do encontro da autora com os Bonobos, pra quem tiver curiosidade. :)

3 Comentários

  1. Eu adorei Água para Elefantes e este deve ser tão emocionante como o anterior. bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu amei Água para elefantes. Simplesmente se tornou um dos meus livros favoritos. *-*
    Mas confesso que não me empolguei muito a princípio para ler A casa dos macacos, mesmo sendo da mesma autora.
    Me animei mais depois de ler algumas resenhas, como essa, que diz que o livro é muito emocionante e que vale a pena ler.
    Embora eu goste mais de um romance, posso ler sim esse novo trabalho da Sara. ^^
    Aproveitando que estou aqui... Adorei o novo layout! Ficou lindo. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Com animalzinhos *___________*
    Tô mega curiosa pra ler esse livro!
    Adorei a tua resenha! Tenho impressão de que vou amar! :B

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...