Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural. Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar. Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir! Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.

Ao contrário de alguns livros que tem suas adaptações cinematográficas, Footloose foi baseado no roteiro do filme de mesmo nome, que na verdade é um remake de ‘Footloose – Ritmo louco’ de 1984.
A história, narrada em 3º pessoa, se passa Bomont. Ren é um recém chegado a esta cidade. Após a morte de sua mãe, ele vai morar com os tios e suas primas. Mas Bomont é diferente de onde ele costumava viver. Que aquela era uma cidade pequena Ren já sabia, mas não é só isso que a torna diferente das outras. A cidade vive à mercê de regras rígidas impostas pelo pastor e sua congregação. algumas delas, após um acidente em que um grupo de adolescentes morrera, proíbe que se ouça música, e que os adolescentes saiam em grupo pra dançar, e até mesmo impõe um toque de recolher achando que com isso estarão fazendo o bem a eles. Mas isso não quer dizer que todos aceitam isso na boa. Apesar dos adolescentes da cidade não se rebelarem, eles continuam fazendo tudo escondidos. E Ren, com todas essas regras, só encontra uma coisa que o prende ali: Ariel, a filha do pastor. Ariel - muito parecida com a Jennifer Aniston aí na capa do livro :P - é aquela típica garota rebelde e louquinha, que faz de tudo pra chocar os amigos, e chamar a atenção dos pais, principalmente do pai; namora um cafajeste e mesmo que Ren tenha lhe despertado interesse, este vai penar pra conseguir alguma coisa com ela.

Eu gostei do modo como o autor escreveu a história, de um jeito leve, e ao mesmo tempo com uma riqueza de detalhes, principalmente nas partes das danças, que é como se você estivesse realmente assistindo ao filme. A história do livro é super rápida, e o fato pra isso acontecer, creio que seja pelo livro se basear num filme, então as páginas, as cenas, são reduzidas, não acontece muita coisa. O tema central é meio ridículo, mas não desacredito que possa haver algum lugar que proíba a dança, entre outras coisas que são proibidas no livro. Dou como exemplo, há um tempo atrás, não sei se vocês chegaram a ver esta reportagem, mas foi aprovada uma lei em uma cidadezinha aqui no Brasil em que as pessoas não poderiam mais beijar nas praças públicas.
O legal da história é que ela se adequa tanto no passado quanto no presente, o autor deixou a data em aberto. Mas fica claro em algumas cenas que se passa no presente por causa da tecnologia, tais como, o celular.
O fato de eu dar 3 estrelinhas é que apesar do livro ser bom, a história não tem nenhuma novidade, e é aquele mamão com açúcar. Nada de tão expetacular. Mas é boa, engraçada, tem romance, e eu que amooo dançar, adorei as partes das danças. Me fez ficar cheia de vontade de assistir ao filme. Pena que agora eu sei tudo o que já vai acontecer. :D

Nota:
Título: Footloose
Autor: Rudy Josephs
Ano: 2011
Páginas: 240
Editora: Galera Record
Preço: 32,90

7 Comentários

  1. Que inovador, um livro baseado no filme^^ Mas, acho que nem sobra espaço para o autor criar muito, mas até que deu mais páginas do que eu imaginava! Não tenho muita vontade de ver o filme, e apesar do livro ser normal até que leria.

    Beijos
    http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, passando para desejar um feliz ano novo, cheio de paz e saúde para vocês e suas famílias. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro filmes que envolvam dança *-* Eu fico assistindo e me segurando na cadeira, rs.
    Mas acho que nunca li um livro nesse contexto...
    Fiquei curiosa!


    Um 2012 repleto de realizações! :D
    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, fiquei super afim de assistir agora!
    Beijos de diamante,
    Tuka Sampaio
    http://theladiesdiamond.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu eu to louca para ver este filme Ka, eu adoro filmes de dança, ainda quero ver todos aqueles do Se ela Dança eu danço...ui!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar nele, parece ser bem interessante!

    Grande beijo, ótima quarta feira e um maravilhoso 2012!


    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    A página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Cabe%C3%A7a-Feminina/162665117088740

    ResponderExcluir
  7. Oie! Está rolando uma promoção bem legal la no blog. Confere lá: http://migre.me/7ozb9

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...