Título: A primeira noite
Série: O primeiro dia
Autor: Marc Levy
Páginas: 344 
Editora: Suma de letras
Ano: 2012
Compre já o seu!

Em O Primeiro Dia, o best-seller francês Marc Levy escreveu seu primeiro romance de aventura, que tem seu desfecho na sequência A Primeira Noite. No primeiro livro, um estranho pingente dado à arqueóloga Keira marca o ponto de partida para a trama de dimensão épica. Nele uma tempestade de areia prejudica uma escavação no vale etíope de Omo, da qual Keira fazia parte, e a força a voltar à Europa. No entanto, antes de partir, uma criança que conheceu no local a presenteia com o curioso artefato. Com a ajuda de Adrian, astrofísico e seu ex-amante, a arqueóloga havia chegado à conclusão de que o pingente reproduz as estrelas do céu, na posição exata em que estavam no dia da criação do universo. Por isso, teria valor inestimável e seria capaz de colocar em risco a vida dos dois, o que acaba por acontecer. Seguidos de perto por misteriosos indivíduos, Adrian e Keira acabam por se envolver em uma tragédia. Perto de descobrirem artefatos que poderão solucionar o enigma da criação do mundo, os dois têm suas buscas interrompidas por um acidente na China. Aparentemente, o evento teria sido provocado por alguém. Agora, Keira está desaparecida - possivelmente morta. Desolado, Adrian retorna à Grécia e se remói pela perda da mulher por quem nutriu sentimentos verdadeiros. No entanto, o aparecimento de uma foto, que talvez seja de Keira, reacende nele as esperanças. Consciente de que o desejo de desvendar os mistérios do universo foi o que o uniu novamente a Keira, mas também os separou, Adrian parte em uma viagem disposto a encontrá-la viva. Ele buscará retomar também a aventura pela solução dos segredos milenares.

Depois do pré final bombástico de "O primeiro dia", ficamos aliviado lá no finalzinho quando Adrian recebe a carta de Walter com as fotos que comprovam que Ana está viva, mesmo após o acidente. Ficamos também revoltados com a atitude de seu amigo, achando que ele estava traindo seu amigo Adrian. Será que Walter estava o tempo todo agindo de má fé junto com o Ivory. E onde está Ana? Será que finalmente Adrian irá descobrir o segredo que as pedras guardam???
Essas e muitas outras perguntas irão ser respondidas neste livro. Achei que este está muito mais dinâmico que o anterior, com ação, suspense e aventura do início ao fim. Ah, eu não podia deixar de dizer também que o livro está mais romântico. A Keira finalmente deixou os mimimi de lado no reencontro com seu amado Adrian. Volto a repetir que esta série daria um ótimo filme, daqueles que nos deixam aflitos até o final. E foi assim que eu me senti enquanto o lia: aflita com as situações de riscos que nossos personagens queridos eram postos o tempo todo. Nesse acontecem mais coisas do que no anterior, mais perigosas até.
Eu citei um outro livro na resenha de O primeiro dia, falando sobre a similiridade de ambos, e que esperava que o desfecho desta série não seguisse a outra, mas aconteceu que no final, o que eu esperava não veio. Mesmo assim posso dizer que foi satisfatório. Os personagens não tiveram a atitude que eu esperava, mas tiveram outra também bem legal, que ficamos sabendo só no epílogo, pra ficar por conta da nossa imaginação - ou quem sabe o autor não decida reviver a história daqui a alguns anos? -.
Acho que quem não gostou muito do primeiro livro pode gostar mais deste, até porque, como eu disse no início da resenha, o livro te prende numa aventura atrás da outra, na solução do mistério, e nas decobertas do decorrer do livro. Ou seja, o livro terminou sem deixar nenhuma ponta solta, a não ser aquela que eu falei sobre a escolha dos personagens.
Bom, acho que já falei até demais, não acham? He he.
Agora fica por sua conta embarcar nessa aventura. Eu com certeza recomendo, apesar de não ser meu tipo de livro favorito, gostei bastante da história.

Nota:

2 Comentários

  1. Olha que bom q o segundo da serie melhorou, pois o primeiro eu achei totalmente bem chatinho..quase nao entendi todo o estardalhaço em torno dele.

    ResponderExcluir
  2. Espero gostar mais deste livro pois não gostei tanto assim do primeiro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...